Você está em: Home > Bem-estar, Dermatologia, Destaques > VITAMINA C

VITAMINA C

  • facebook
  • Twitter

VITAMINA C: O CORINGA DA DERMATOLOGIA

No dia 16 de outubro, em homenagem ao OUTUBRO ROSA, foi realizado um belo evento na drogaria Araújo Centenária  e eu fui gentilmente convidada pelo Laboratório Roc para falar sobre o uso da vitamina C na Dermatologia. Por isso, vou compartilhar o que foi dito em minha palestra:

Desde a época das Grandes Navegações tem sido reconhecida a importância da Vitamina C na síntese do colágeno e no funcionamento adequado do sistema imunológico. Essa vitamina, essencial ao nosso metabolismo, pode ser obtida por meio de alimentos ou administrada por meio de comprimidos suplementares. Porém, hoje, além dos efeitos benéficos de sua administração por via oral, reconhece-se sua eficácia enquanto medicação de uso tópico, aplicada na pele, prescrita por dermatologistas. Sabe-se que quando aplicada na pele, ela atinge concentrações muito maiores do que quando administrada por via oral.

Diversos estudos comprovam o poder antioxidante da Vitamina C na proteção contra radicais livres produzidos de maneira endógena (diariamente nas reações metabólicas que ocorrem dentro do nosso organismo) ou exógena (pela exposição diária aos raios ultravioletas do sol), prevenindo assim o envelhecimento cutâneo.

Também devem ser salientados seus efeitos despigmentantes (por meio da inibição da enzima tirosinase que é produtora de melanina) e seu papel como cofator para a síntese do colágeno (molécula responsável pelo tônus da pele e que é degradada progressivamente com o envelhecimento e com a exposição prolongada à radiação ultravioleta). Uma indicação ainda pouco difundida é propriedade antiinflamatória, podendo ser utilizada para atenuar queimaduras após exposição solar intensa e irritação após procedimentos como laser e peelings. Ainda pensando nesta última propriedade, gosto de associar este produto ao tratamento da rosácea (que gera vasos dilatados e vermelhidão em face).

A potência dos efeitos da Vitamina C depende da sua concentração na fórmula utilizada. Vale a pena ressaltar que ela pode ser associada a outros princípios ativos ou pode ser pura. Os principais produtos do mercado apresentam concentrações que variam de 5 a 20%. Já foi comprovado que concentrações acima de 30% deixam de der mais eficazes. Uma boa sugestão é optar por produtos acima de 10%, pois são capazes de agregar todos os benefícios acima citados.

Têm sido desenvolvidas formulações com veículos diferentes para que os produtos se adaptem a cada tipo de pele, como sérum (muito leve, indicado para todos os tipos de pele, inclusive para peles oleosas e com tendência a acne), mousse (fácil de aplicar e rapidamente absorvido), loção (textura intermediária entre o sérum e o creme) e creme (indicado para peles secas que precisam ser hidratadas). Dentre as marcas que elaboram produtos contendo vitamina C encontramos a Roc, La Roche Posay,  Lierac, SVR, Vichy, Kiehl’s, Skinceuticals, Adcos, Dermage, Matercoop, Perricone, dentre outras. Existem ainda produtos que associam a vitamina C a outros ativos como a vitamina E, filtro solar, ácido retinoico, ácido ferúlico, ácido hialurônico.

Independente do veículo utilizado e da sua concentração, a Vitamina C apresenta a grande vantagem de não causar efeitos indesejáveis como a vermelhidão e a descamação causadas pelo uso de alguns ácidos. Seu perfil de segurança é indiscutível, e quando isolada de outros ativos, ainda pode ser utilizada durante a gravidez e lactação.

Estive em Harvard agora em outubro e foi muito abordado o tema DRUG DELIVERY: aplicação de produtos imediatamente após a realização de lasers fracionados (laser é um feixe de luz que faz pequenos furinhos na epiderme até chegar na derme para produzir colágeno) para facilitar a penetração, de maneira mais profunda e plena, de alguns produtos. A vitamina C soma efeitos à produção de colágeno desejada com essas tecnologias, além de reduzir os efeitos colaterais como vermelhidão e ardor.

Acima de tudo, reforço a importância de cada paciente consultar seu dermatologista para que seja indicado o melhor produto a base de vitamina C para cada caso.

Dermatologia
Marcela Matos

Deixe um comentário

*