Você está em: Home > Bem-estar, Destaques, Nutrição > Vai beber? Faça a sua escolha!

Vai beber? Faça a sua escolha!

  • facebook
  • Twitter

Nos momentos de festas e comemorações, sempre surfe a dúvida sobre qual é a melhor bebida a ser escolhida. Vários fatores podem ser levados em consideração, como valor calórico, porcentagem de água, acompanhamentos, quantidade e assim por diante. É importante dizer que, independentemente do tipo de bebida, a presença do álcool faz com que o organismo entre em contato com essa substancia. Por esse motivo, estimular a detoxificação é sempre interessante. Eliminar o álcool do organismo significa utilizar substâncias com capacidade detoxificantes no cardápio, como: própolis, chá verde, couve, clorofila, chá de dente-de-leão, alecrim e alcachofra.

VINHO

É uma bebida fermentada a partir de uvas brancas ou roxas. A preferência pode ser os vinhos tintos, para garantir a presença do pigmento dessa fruta, as proantocianidinas que possuem capacidade antioxidante no organismo. Uma opção interessante é intercalar o consumo do vinho do suco da uva integral, a fim de garantir os efeitos positivos da uvas roxas.

DRINQUES

A maioria dos drinques é preparada com bebidas destiladas, como vodca, rum, cachaça e saquê. Essas opções não possuem glúten na composição e podem ser combinadas com frutas e sucos naturais. A dica é evitar a combinação com refrigerantes, sucos artificiais e adoçantes artificiais. É possível não consumir grande quantidades, sempre mantendo a hidratação entre as doses. O teor do álcool dessa opções acaba sendo maior. Por isso, o numero de doses deve ser controlado.

CERVEJA

A cerveja é a bebida mais escolhida, pelo custo ser baixo e agradar á maioria em relação ao paladar. Ele ganha destaque por ter, na composição, a presença da cevada. Com isso, ingestão de glúten é inevitável. Por esse motivo, a cerveja facilita o acúmulo de gordura na região abdominal por promover maior resistência á insulina. Além disso, pelo teor de álcool não ser em maior quantidade em relação a outras bebidas. Assim sendo, tenha cuidado com a quantidade e a frequência no consumo dessa bebida. Existem versões sem glúten que podem ser experimentadas.

ESPUMANTE

Com teor de álcool intermediário, pode ser uma bebida de escolha, se for controlada no número de doses. O cuidado deve ser em relação ás versões doces, já que assim o volume tolerado passa a ser maior. Intercalar com água gasosa saborizada com frutas e especiarias é uma excelente dica.

Antes de escolher o tipo de bebida, é interessante pensar na quantidade a ser ingerida e na frequência do consumo. Usar o álcool como um momento de relaxamento pode ser indicativo de estresse. Assim, o que deve ser feito é controlar o nível de estresse com algumas condutas como: praticar atividades físicas regulares, comer de 3 em 3 horas, garantir um sono reparador, praticar atividades como yoga ou meditação, consumir alimentos ricos em vitamina C e comer abacate com certa regularidade.

Deixe um comentário

*